quarta-feira, 23 de abril de 2008

Teatro Santa Catarina poderá se chamar Altimar Pimentel

Adeus meu amigo Altimar Pimentel
(Por Welington Costa)
Conheci Altimar na década de 1970, durante os ensaios da peça Rimance da Fortaleza de Santa Catarina, no teatro improvisado da escola Imaculada Conceição, em Cabedelo. Eu devia ter na época, oito ou nove anos de idade, mas já me impressionava com a beleza da encenação. Meu pai, seu Wilson do Bandolim e meu tio, Pedro do Pandeiro, faziam parte do grupo, e para minha sorte, sempre me levavam.

Altimar foi uma espécie de mola mestra que alavancou a criação cultural de Cabedelo. Ele foi o professor e porque não dizer, foi mestre de pessoas que foram ou são destaque na cultura do município, nomes como: Tadeu Patrício (fundador do movimento de Música Popular de Cabedelo, atual responsável pela Nau Catarineta e Coordenador da Peça da Paixão de Cristo na cidade); Marieta Rezende (Subsecretária de Cultura), Adenil Estevam (cantor e compositor), Carlinhos de Izabel (atual Diretor do Teatro Santa Catarina), João Torquato (Ex-vereador e ex-secretário de Educação de Cabedelo).

Altimar também foi um dos maiores protagonistas, senão o maior, na luta pela criação do Teatro Santa Catarina, ao contribuir com o TECA – Teatro Experimental de Cabedelo e posteriormente o GETAB – Grupo Experimental de Teatro Amador de Cabedelo.

Sugiro aqui aos nossos vereadores e ao prefeito, que em justa homenagem ao maior responsável pela implantação do Teatro Santa Catarina, mudança do nome do teatro para “Teatro Altimar Pimentel”. Inclusive já dei início a uma campanha para tal.

Não só Cabedelo, mas a Paraíba e o País perdem muito com a morte de um dos mais importantes nomes da cultura popular. Altimar Pimentel era para a cultura o que Tenente Lucena foi para o folclore, ou vice e versa, a partir daí dá para termos idéia da dimensão da sua perda. Adeus meu amigo Altimar de Alencar Pimentel, que nossos jovens lhe tenham como exemplo e inspiração.

Teatro Altimar Pimentel I

Através da coluna, estamos abrindo oficialmente a campanha pela mudança do nome do Teatro, para Teatro Altimar Pimentel. A notícia já está circulando na imprensa e está sendo muito bem aceita pelos cabedelenses e intelectuais.

Teatro Altimar Pimentel II

Dando o nome de Altimar Pimentel ao atual Teatro Santa Catarina, será além de um gesto de gratidão por tudo o que Altimar representa para a cultura da cidade, como também uma forma digna de reconhecer seu trabalho pela implantação de um teatro no município.

Nenhum comentário: